terça-feira, 2 de março de 2010

ORIGEM DOS SIGNOS

Me pediram para pesquisar e achei essa explicação uma das melhores:

"O interesse pelo desconhecido sempre foi uma constante no despertar da ciência e do saber. Várias civilizações antigas, dedicaram-se à observação do céu e em tentar justificar a crença de que astros podiam influênciar a vida humana e os seus destinos.
A origem dos signos está intimamente ligada à história da astrologia, fazendo ambas parte de um sistema de conhecimentos, tradições e crenças espalhado por todo o planeta. Por exemplo na China, uma tradição antiga diz que Buda, no momento da sua morte, chamou todos os animais para se poder despedir, mas apenas 12 apareceram sendo estes o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão, e porco. Também os Astecas e os povos da Mesopotâmia possuem lendas e tradições que justificam a existência dos seus signos astrológicos. São assim vários os mitos associados à origem dos signos, estando quase sempre relacionados com histórias sobre-humanas entre Deuses da mitologia.
O termo astrológico Zodíaco, que significa "círculo de animais", surgiu na antiguidade e indicava o grande cinturão celeste que marcava a trajectória do sol. Durante a sua trajectória, o Sol passava por várias constelações, as quais eram simbolizadas por figuras. No entanto, o Zodíaco variava de civilização para civilização, tanto no número de constelações como nas figuras que as indicavam.
A atual versão do Zodíaco é então o resultado de uma mistura de várias influências da astrologia e conhecimento milenar dos babilónios, egípcios, gregos e romanos. As doze constelações que dão origem aos signos da astrologia ocidental (Carneiro, Touro, Gémeos, Caranguejo, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes) foram padronizadas ainda na antiguidade. O estabelecimento do Zodíaco proporcionou o aparecimento dos horóscopos individuais e surgiram os mapas astrais, onde através da análise do céu, aquando do momento do nascimento, se conseguiam indicações sobre o destino da pessoa.
A definição dos perfis de cada um dos signos pode ter surgido ainda no inicio da era cristã. Para além das estações do ano, também foram tidos em conta outros fatores como por exemplo, a observação do temperamento de pessoas nascidas nos mesmos períodos."

Um comentário:

Re Kiki disse...

Hummmm.... Interessante!!